11 dicas para tornar seu blog maravilhoso!




1. Conheça seu layout


O layout do seu site é a base de toda relação entre você e o seu leitores. Entende-lo ajuda a resolver muitas das decisões cruciais que você precisa tomar à medida que for construindo seu site/blog. Entender seu layout é se auto conhecer também e deixar sua personalidade nítida no seu blog.

Pense em como estruturar seu layout, e considere como vai querer dividir as seções de conteúdo no site. Quando querer estruturar o blog, use seu favoritos como inspiração base. Mas caso você queira templates pronto, eu tenho um post perfeito para você, templates onde encontrar?

+Dicas : (wix)

Uma opção é usar Faixas que dividem o site em blocos retangulares horizontais no total da largura do site. Uma outra opção é usar o recurso Colunas que divide o site em seções verticais. Cada uma destas duas opções proporciona uma experiência de navegação ligeiramente diferente e influencia a forma como os visitantes do seu site interagem com seu conteúdo. Quer misturar tudo? Você pode integrar faixas e colunas na mesma página.


2. Cores em harmonia faz toda a diferença



Na blogosfera, existe um significado muito forte quando se trata de cores. Elas geram uma emoção e sentimento quando é vista, sendo mais clara, as cores determina muito mais que o conteúdo. As vezes o conteúdo é show de bola, mas as cores como amarela em um ambiente escuro, machuca os olhos e impede o leitor de continuar a ler o artigo. Aposte em cores interligadas e que transmite calma, e ao mesmo tempo concentração, para “fisgar” o leitor a ler.


3. Efeito de rolagem, rola também

Chega desse assunto de algo parado, aposte também em algo que se mecha e tem mais emoção. Slide é uma boa ideia, e rolagem com apenas o mouse é muito eficaz (e ajuda muito) que tal dar uma mudadinha?


4. Faça upload de suas próprias fontes

Original é o lema, aposte em coisas exclusivas e únicas, vale a pena também mudar a fonte do sidebar (coluna direita) para algo mais descontraído e divertido. Mas não exagere, lembre- se que o layout tem que ser sua personalidade mas não um crico de diversão.


5. Adicione fotos profissionais do banco de Imagens



Imagens profissionais, são difícil? está tudo bem, nesses post tem links secretos para você criar conteúdo. Os melhores bancos de imagem e ferramentas para produção de conteúdo. Por um preço justo, você pode usar fotografias no seu próprio site para obter o aspecto de confiabilidade e de grandeza que ele merece.

6. Observe o tamanho 

Há muitos pequenos detalhes envolvidos no processo de criação de um blog. Deixar tudo no mesmo tamanho ou proporcional muda muita coisa. A imagem grande e a outra pequena sem nitidez é um erro comum que pode e deve ser evitado, não custa nada você procurar um pouquinho mais no banco de imagem.


7. Use o efeito mouseover para fazer suas sidebar mais dinâmica

Sabe quando você, passa o mouse e gera uma ação? Você gosta não gosta? As pessoas, assim como você gosta de sentir que navega em um site que interagem e é dinâmico. Há diversos métodos para incorporar esta noção de reação ao seu web design, e um deles é usar o efeito mouseover, que responde ao movimento da sua "seta de nevegação". 


8. Dê vida ao seu blog com backgrounds com ilustração




O que chama atenção em um blog, é o backgrouds. Tem que ser a personalidade do blog e chamar cadas vez mais atenção do publico. Se seu blog fala sobre games coloque um controle, se o outro é sobre maquiagem coloque perto do titulo um pincel. Mas não cometa o erro de colocar um celular e falar de politica, pense em algo que faça parte do conteúdo do blog.

9. Responda os comentários ok?

Eu amo blogs, e conheço milhares deles de cor, mas algo que me entristece é quando não responde meu comentário com esperança que eu comente novamente. Talvez você não curta responder comentário, por ser uma grande leva, mas quando o seu ídolo favorito responde o seu comentário ou curte, você não se sente bem? Transmita esse sentimento as pessoas.


10. Mantenha tudo certo com a velha e boa revisão

Revisar um texto as vezes é mais complicado que parece, mas é necessário. Leia e releia o mesmo post por 5 vezes se preciso, e tenha a certeza antes de postar, não vai pagar o mico da ~tia~ aqui já teve comentários corrigindo um erros ortográfico.


11. Programe para imprevisto

Vai viajar a semana que vem, sem computador e internet, programe suas postagens e fotos para serem postadas, não perdendo o conteúdo e nem os leitores. Sempre deixa uma postagem como rascunho, e estabeleça um cronograma de postagem.



Conte ai nos comentários se vocês pratica e qual é sua favorita? Não esquece de me seguir nas redes sociais e nos instagram @samantadafini_

23 comentários

  1. Olá! Adorei suas dicas. São todas ótimas!
    Mas que dica(s) tu daria para quem enjoa do layout quase o tempo todo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahah, essa sou eu. Eu indico muito você achar um que seja 100% você e faça modificação e só para de modificar quando realmente ver que é sua personalidade.É como uma blusa, que se você usar sempre e não for do jeito que você gosta você enjoa <3

      Excluir
  2. Adoramos as dicas, praticamos várias!! Mas temos dificuldade em mexer no layout!!

    beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tutoriais são incrível para isso, aposte em mudar o layout do seu jeito. Dá um gostinho de satisfação quando você consegue

      Excluir
  3. Achei suas dicas ótimas e concordo com elas!
    Não tem nada mais chato do que comentar em um blog e não ter seu comentário retribuído, né? =(

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  4. Blogo desde 2006 e só posso concordar com tudo o que você disse aqui! :D

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir
  5. Sou uma blogueira old school e realmente essas dicas fazem toda a diferença :)


    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu que tô querendo mudar meu layout para o ano que vem, isso foi bem útil :).
    Gostei das dicas, sempre tento responder todos os meus comentários e deixar posts prontos na programação do blog ;)
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito das dicas ^^
    Eu por acaso não costumo responder aos comentários excepto se forem perguntas, mas retribuo sempre a visita *.*

    Beijinhos ^^
    O blog da Mó | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  8. Que dicas ótimas e eu concordo com todas delas, o fundo da área de postagem deve ser sempre claro e com fonte que permita as pessoas lerem o seu conteúdo. Estou na blogosfera há muito tempo e já vi várias coisas erradas, inclusive erros de português e ortografia.
    Eu gosto de responder os comentários que recebo, mesmo que não seja no mesmo dia, tiro um dia da semana para deixar tudo atualizado e retribuo todas as visitas que recebo.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas, já vou colocá-las em prática!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  10. dou muito valor a um blog organizado e bonito :)
    beijinho
    DREAMS OF A PRINCESS

    ResponderExcluir
  11. Que bacana essas dicas! Eu sou bem chatinha com essa questão de layout e nossa quando estava lá no comecinho do blog iria ter surtado se tivesse tido acesso a um post assim cheio de informações relevantes! Eu sempre que posso posto fotos autorais, acho que dá uma personalidade a mais né? Mas só depois de muito tempo consegui produzir as minhas próprias e virou uma das coisas que mais gosto de fazer na vida haha! Um beijo
    http://colorindonuvens.com

    ResponderExcluir
  12. Suas dicas foram muito úteis, concordo com todas elas :D

    http://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir

Eu sei que essa mensagem é automatica, mas sou eu que estou escrevendo ❤️. Te peço desde já que esbanje amor na hora de comentar, que seja para construir e não derrubar ❤️❤️

Respeite as outras pessoas, e se amem ❤️