Construindo um terrário em casa em 6 passos


Se você é realmente apaixonada por plantinhas e natureza acho que já está na hora de você construir um terrário em casa, e lado bom que é muito fácil e rápido e deixa qualquer ambiente mais aconchegante. Esses jardins em miniatura, além de serem lindos, não precisa de muitos cuidados, sendo uma ótima opção também para aqueles que não têm tempo para passar tratando de um jardim convencional. Para os iniciantes na arte da jardinagem, os terrários também são super indicados.




Antes de começar esse maravilhoso artigo sobre plantinhas que você pode ler mais sobre esse assunto aqui, esse artigo contém algumas fontes e trechos do Incrivel Club.

  • #1 Recipiente de vidro

Para dar inicio ao nosso terrário, precisamos saber, qual vai ser nosso recipiente. Fique tranquilo em relação ao lugar e fique livre para inovar quando o assunto for local, mas sempre opte por recipientes de vidros que podem ser uma ótima escolha.


Vale lembrar que ele precisar ter um certa profundidade para o crescimento das raízes, mas caso você não tenha em casa pense em outro como ; Aquários, iluminaria, vasos de flores, chaleiras, taças, frasco de laboratório, garrafas ou até mesmo sopeira. Não poupe sua criatividade.


  • #2 Conhecendo as plantas corretas.


Para um bom desenvolvimento de terrário precisamos conhecer quais são as plantas que realmente se dão bem para um, e isso é bem simples. Qualquer planta resistente pode ser usada no terrário, e conhecer elas para um bom crescimento é necessário sim, opte pelas as mais comuns como : Musgo, cactos, suculentas, samambaias entre outras, escolha aquelas que já são conhecida por a utilização no mini jardim.




  •  #3 Materiais necessário.


  • Solo. Opte por um solo leve e de boa drenagem, de preferência com musgo. Se possível, com o musgo esfagno.

  • Cascalho e pedrinhas. São elementos que favorecem a drenagem e, quando posicionados na superfície, ajudam na composição visual.

  • Carvão ativado. Se o recipiente não tiver orifício para drenagem, é obrigatório adicionar pedaços de carvão ativado.

  • Musgo. Colocar uma camada de musgo no fundo de um terrário é uma boa ideia, já que ele age como uma esponja que absorve o excesso de umidade.

  • Instrumentos para plantar. Luvas e um regador.

  • Enfeites. Você pode colocar pequenos anões de jardim, conchas, pedras, pequenos bonecos ou decoração de aquário.



  • #5 Hora de plantar.



  • Lave o recipiente de vidro. Se for reutilizado, lave com água e sabão. Enxague bem.

  • Coloque a drenagem. Misture o cascalho, as pedrinhas e um punhado grande de carvão ativado. Espalhe pelo fundo do recipiente, deixando uma camada de cerca de 2,5 centímetros de altura.

  • Coloque o musgo. Isto evitará que a terra grude embaixo do cascalho, além de absorver o excesso de umidade.

  • Coloque a terra. Dependendo do tamanho do seu terrário e do comprimento das raízes das plantas, você irá precisar de uma camada de terra com cerca de 5 a 8 centímetros. Aperte levemente a terra para eliminar o ar. Faça os orifícios na terra onde suas plantas serão posicionadas.

  • Comece a plantar. Retire a planta do vaso anterior, sacuda as raízes para tirar o excesso de terra e, com cuidado, coloque-a no buraco previamente preparado. Aplane a terra em volta da planta. Repita o processo com as outras plantas.

  • Adicione enfeites. Para isso, você pode usar musgo, pedras, conchas e bonecos, criando uma composição exclusiva.

  • Regue um pouco as plantas. Regue o terrário levemente, uma pequena quantidade de água já é suficiente.

  •  #6 alguns cuidados.



  • Regue as plantas. Se seu terrário é aberto, regue-o de vez em quando. Terrários totalmente fechados não precisam de água. Já os abertos podem ser regados uma ou duas vezes por semana. Suculentas e cactos podem receber água uma vez por mês.

  • Mantenha a saúde de suas plantas. Se perceber o surgimento de alguma erva daninha, retire-a. Se notar mofo ou plantas doentes, retire-os imediatamente do terrário. As partes murchas das plantas também devem ser retiradas.

  • Ventile o terrário. Caso tenha escolhido um terrário fechado, é preciso ventilá-lo de vez em quando. Ainda que não seja obrigatório, a ventilação é indicada quando as plantas ficam secas ou se você perceber gotas de condensação na parede. 

Ter um terrário é ter um pedacinho da natureza dentro do seu ambiente favorito, e chega ser uma boa ideia junto com todas as dicas de decoração aqui.

→ Leia também :  Manual completo sobre cactos.


10 comentários

  1. minha mãe é doida pra ter um, adorei suas dicas

    beijo
    Adoletas

    ResponderExcluir
  2. Eu sonho em ter terrários dentro de casa! Mas fico com medo de matar até essas plantinhas :c
    Entretanto, amei demais seu passo-a-passo!

    Com amor, ♥ Bruna Morgan

    ResponderExcluir
  3. Que gracinha! Amei a seleção de imagens. :)
    garotastarfashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu sou doida por um desses, eu tentei ter plantinhas em casa mas não deu muito certo, uma que precise regar apenas uma vez na semana seria perfeito ♥

    Um beijo,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  5. Que post maravilhoso!
    Beijoos. ❤️

    www.lewestinblog.com

    ResponderExcluir
  6. Ahhh que fofinho! Mas cadê o resultado do seu??
    Tinha um em casa que meu marido quebrou =(

    ResponderExcluir
  7. Aiiii que belezinha ❤️ eu acho lindo mas acho que aqui em casa não ia rolar os gatinhos iam destruir todos, certeza kkkkkk eu sigo alguns perfils especialistas nisso no IG, porque não tenho muitas mas amo plantinhas! hahahahah

    ResponderExcluir
  8. Terrário é muito lindo, mas infelizmente não temos como ter em casa já que temos 6 gatos e não ia dar muito certo, eles ia quebrar. Mas gostamos do post, gostamos das dicas de como construir um!!

    beijos

    onlyinspirations.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Acho terrarios tão bonitinhos. Ainda quero fazer um! Não sei se levo muito jeito, mas quero tentar, pesquisar bastante e me inspirar em posts como o teu.
    :)

    ResponderExcluir

Eu sei que essa mensagem é automatica, mas sou eu que estou escrevendo ❤️. Te peço desde já que esbanje amor na hora de comentar, que seja para construir e não derrubar ❤️❤️

Respeite as outras pessoas, e se amem ❤️