Search

Você que quer começar um blog ou tem um, precisa ler sobre isso.


Agora são exatamente 21:18 quando eu comecei a redigir esse post (redigir é uma palavra tão bonita). Qual é meu incentivo para blogar? Faz um tempo que eu estava tentando tirar o essa pergunta na cabeça, mas até que eu realmente entendi que a resposta certa vem do coração e vocês vão entender o porque. Blogar é uma assunto que dá o que falar,e ao mesmo tempo tão gostozin


Bloguerinha, Influencer ou famosinha, são termos hoje em dia para identificar todas as pessoas que produzem conteúdo através de um blog, mas vamos combinar uma coisa, isso ai está muito errado, se você é ou não um blogueiro e caiu de queda com a ideia de que o blog serve para ganhar produtinhos ou ser famoso nas redes, eu sinto muito, mas você precisa ler esse post mais que qualquer pessoa.

Recentemente eu li um post da Mulher vitrola que falava sobre a arte de blogar e sobre o que é ser blogueira "pobre", e me fez pensar muito o que Dose de Estrela está se tornando e o que eu realmente quero para meu blog. Eu tenho sim uma vontade enorme de viver disso aqui, de postagens e comentários, acorda 9hrs apenas para escrever de coisas que eu gosto (eu adoraria) e honestamente seria maravilhoso para todos, mas sabemos que não é bem assim.

Antigamente o ato de pensar de viver de Blog era algo tão absurdo quanto ligar o ventilador e se cobrir na hora de dormi (e hoje em dia os dois fazem sentido). O fato é que ninguém faria isso por dinheiro ou likes na internet, fariam porque era prazeroso e queria compartilha como foi o final de semana fazendo algo pela primeira vez, isso era realmente a blogosfera limpa e gostosa, e por mais qeu não tenha participado disso, eu sinto falta.

Eu criei o Dose de Estrela em 2015, mas antes disso era apaixonada ler os blogs de outras pessoas, mas até eu mesma percebi que com tempo a blogosfera foi se "comprando" e publieditorial foi cada vez crescendo e se perdendo, virando catálogos de revista e até mesmo blogs de empresas.

E isso foi desmotivando diversos blogueiros de alma.



Não estou dizendo que o fato de ter uma parceria com lojas ou fazer publi no seu blog é algo errado, eu até faço alguns para manter o blog vivo e eu mesma. Mas predominamos isso, e colocamos no patamar de ter um blog por conta de bens materiais tornando nosso blog como um profissão que muitas vezes não transmite o que é verdadeiro.

Seu eu já neguei proposta para receber grana? - Já sim (e muitas). E aceitei outras também. Contando moedinhas para esse blog ficar ativo e sigo feliz porque eu finalmente entendi a arte de blogar e me considerar de fato uma blogueira, que luta para uma internet mais blogástica.

As vezes eu penso que será que dá mesmo para trabalhar com o que se ama sem pensar em monetizar tudo ?Quando você sempre procura o dinheiro você acaba perdendo a arte da diversão, porque escrever é divertido, passar poucas e boas por conta do seu blog é divertido sim.

Blogueiro de verdade, também é gente sim ok? Passamos por maus bocado, aprendemos com nossos erros, compartilhamos coisas que não teriamos coragem de falar para ninguém apenas escrever. Choramos com comentários carinhosos, e nos matamos para tirar um foto legal para ir para primeira paginá. Sofremos com a desvalorização também, e tentamos dar o nosso melhor em tudo e principalmente na gramática.

O blogueiro também sofre...


Blogueiro sabe quando as pessoa não lê seu post, e só comentam para deixar seu link do blog ou para dizer qualquer coisa referente outro assunto, isso dói até a alma. Sabe aqueles E-mails de fã seu? É bom ein, e aquele comentário que quase ocupa tela inteira porque a pessoa foi realmente tocada pelo assunto? Isso traz um alegria tão boa para um coração de um blogueiro. E aquela pessoa que é a primeira vez e já está apaixonada pelo blog? Eé um sentimento bom.

Não deixa a blogosfera acabar, não deixa a blogagem morrer.

Antes de finalizar post, eu peço um comentário sincero aqui e em todos os blogs que você ler, isso aqui também motiva a gente pra dedéu. Eu sei que existe leitores fantasma, e eu fico feliz que vocês leiam blogs. Mas ajuda muito quando vocês transmite carinho aqui e em todos os post que te influenciaram positivamente. 🌵💙

16 comentários

  1. Ai, tenho que concordar com você. A essência tá deixando de existir a cada dia. Ninguém mais quer só fazer por gostar, cada vez visando o sucesso e aquele piscina com chandon, hahahahha. Enfim, outro dia eu tava pensando, que as blogueiras grandes (1milhão+) não fazem mais vídeos de tag, é só conteúdo pra agregar fama, e depois publi. Quando não é só publi :/. Publi em roupa, publi em parede, publi no chão, publi em tudo. Até no sabão que lava a roupa. kkkkkk. Não que seja errado, mas que, se torna algo tão profissonal e tão chato como um trabalho que você não gosta e faz por obrigação!

    nicenessbeauty.com

    ResponderExcluir
  2. Atualmente eu trabalho com o meu blog, mas isso por que ele me proporciona uma grana extra, e não o substancial que preciso para viver. Mas, eu sempre me preocupei em não tornar meu blog algo que ele não é, algo que eu não sou apenas para ganhar dinheiro ou produtos com isso, prezo muito a honestidade e a sinceridade com meus leitores. Por isso, eu faço várias parcerias, mas também já recusei várias outras que pediam para que eu mentisse ou que promoviam algo que não tinha nada haver com o blog e/ou meus leitores.
    Acho que é necessário ter equilibrio para que a blogosfera não vire um outdoor ambulante e só se faça publicidade.
    E super concordo com você, comentários bem feitos, interação e troca de experiências, tudo isso faz um blogueiro feliz, assim como a gente também sabe quando alguém não dá a mínima para aquele post que a gente demorou três horas para escrever.
    Enfim, amei seu post e me identifiquei muito.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  3. Atualmente tenho esse blog só por lazer mesmo, mas não ganho com ele (pelo menos não agora). É que eu sempre gostei disso. Espero futuramente fazer algo que eu possa conciliar algo que eu gosto com trabalho. ;)

    O Planeta Alternativo

    ResponderExcluir
  4. Sou blogueira há 15 anos e noto como as pessoas não leem os posts e sequer se interessam. Existem posts que demoro horas para fazer um conteúdo decente para receber um comentário vago. O mesmo tem acontecido no Instagram que as pessoas não leem a legenda das fotos. Infelizmente não vivo do blog, faço ocasionalmente alguns publis e tenho parceiras, mas é difícil com o mercado competitivo de hoje.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você tem muitos leitores fantasmas e alguns nem leem o post mesmo ser for um texto pequeno 🙁 gostei muito do post 👏que vc possa continuar com seu blog e inspirar novos blogueiros!! Bjs 😙

    ResponderExcluir
  6. Eu super adorei seu post, e concordo com tudo escrito nele.
    Eu já tive vários blogs, porque eu amo esse mundo na internet.
    Mas hoje eu tenho um que é mais pessoal. Que escrevo coisas nele como se fosse um diário. E eu adoro isto.
    Eu estava pensando também que não devemos nos abalar quando não tiver comentários. E procurar escrever primeiramente pra gente mesmo, sabe? Procurar nos auto agradar, do que agradar primeiramente os outros.
    Seu post me deu ainda mais motivação pra eu continuar nesse mundo maravilhoso de blogs. Muito Obrigada ♥
    https://www.noitecer.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu concordo com suas palavras. Tenho o blog há 7 anos e continuo com ele, pois escrever, editar textos e fotos me faz bem, adoro fazer isso! Adoraria viver disso, mas né, enquanto a hora não chega, continuo por prazer mesmo! xD
    E tem as partes ruins como você citou. É nítido quando a pessoa não lê e só quer se divulgar. Inclusive tenho amigas blogueiras que fazem isso e acho chato demais. Mas vamos relevar, porque a vida segue kkkkkkkkkkkk.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  8. Nunca me identifiquei tanto com uma publicação <3 Obrigada.
    Eu tenho blog desde 2002, já tive vários domínios e o meu atual está com 7 anos de vida (quase).
    E é muito triste ver o rumo que as coisas estão tomando.
    Não pretendo parar de blogar tão cedo, mas vejo criando blogs hoje só para "viver financeiramente" =/
    Um querendo derrubar o outro, isso desanima demais.
    Enfim =D

    adorei tudo o que vc escreveu
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem?
    Amei seu post, meu blog nasceu em 2015 também, da vontade de ter um espaço onde pudesse colocar sobre minhas unhas e tudo o que me interessasse e fizesse bem. Continuo caminhando na blogosfera e realmente é muito ruim perceber pessoas que só comentam por comentar ou só olham as imagens e já "deduzem" o que o post está falando, muito chato isso. Mas também, muito legal e gratificante ter aquelas pessoas que comentam com carinho sobre o que colocamos no blog, por um mundo com mais pessoas assim!

    Tenha uma ótima semana!

    Bjokas da Vaci :*
    http://blogpapodeesmalte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. OLá
    Menina, que post. Adorei. As pessoas foram esquecendo o que motivou as pessoas a criarem blogs e nós, que criamos os conteúdos, acabamos esquecendo também. Eu produzo conteúdo que eu amo e fico extremamente feliz com isso. Já fiz muito post que eu não achava tão bom porque eu sabia que ia atrair leitores, mas não faço isso mais. Gostei muito do que falou do sofrimento do blogueiros ao receber comentários genéricos. É um porre. Eu me proponho a, todo dia, comentar ao menos dez blogs. Adoro esse exercício de ler outros posts e deixar minha marca lá.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Tou vendo que muito dos que comentam aqui também não lêm os meus posts tal como você não leu, se quer ter retorno com comentários elaborados também tem de dar isso aos outros e eu dou quando vejo isso no meu blog, quando se resumem a falar da camisola ou dos sapatos dizendo que estão lindos também não perco o meu tempo, como fiz agora.
    Eu faria o meu blog mesmo que não tivesse leitores!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  12. Quando criei o meu blog, foi no intuito de compartilhar aquilo que poucos entendiam, o que antes era feito por amor, hoje muitos fazem para receber algo em troca, e por diversas vezes me senti frustada ao ser surpreendida com perguntas que não faziam parte do meu cotidiano em ser blogueira, muitas vezes até evitei em comentar que tinha um blog, porque sempre gerava e gera até hoje um monte de questionamento sobre como recebo produtos, o que tem que fazer e por ai vai. Pra ter um blog, acredito que a pessoa tenha que gostar do que faça se não nada o adiantara.
    Adorei seu blog, seu artigo está fantástico!!
    Beijos boa semana
    www.bellapagina@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Meu blog é, antes de qualquer coisa, o meu cantinho. Se algum dia conseguir viver do meu trabalho nele, ficarei muito feliz, mas não quero que se torne vendido.
    Acho importante que blogueiros saibam manter sua essência. Afinal se a pessoa fez sucesso foi por causa de quem ela e o blog eram antes da fama.
    Adorei sua reflexão!

    ResponderExcluir
  14. Eu ando um pouco desmotivada pra blogar porque sempre que sento pra escrever sinto uma pressão enorme. Um pouco de condicionamento pela pressão de escrever trabalho de faculdade (só de sentar diante de uma tela em branco já fico ansiosa haha) e um pouco pela pressão de ser uma blogueira pobre. Tipo, não ganho 1 centavo com meu blog, e às vezes que recebi proposta de parceria, recusei. Fiquei feliz com as propostas mas recusei por n motivos, entre eles não estar tão ativa quanto gostaria. Tô aproveitando que estou com um notebook melhorzinho (emprestado do meu pai kkkk) pra tentar voltar a ativa mais uma vez. Seu post me deixou com o coração quentinho <3

    Saudades de passar aqui <3<3

    Bjs!!

    ResponderExcluir
  15. Eu tive blog há uns anos atrás, e era um mundo muito mais fácil... rs... Hoje de volta com o Blog, sinto exatamente isso que você disse, muitas da pessoas que comentam só querem um comentário, e nem se dão ao trabalho de ler aquilo que você escreveu... muito frustante. Mas eu paro e penso, sou cientista, tenho tanto conhecimento, que na maioria das vezes ficam guardados para mim, dai escrevo, tudo que aprendi no blog...

    ResponderExcluir
  16. Ter um blog agora é moda, pois as pessoas acham que é só receber coisas :/ enfim
    A blogosfera dá para todos, mas se queremos ter um blog com visualização, temos que dar o máximo de nós mesmos :D
    beijinho
    https://dreamsprincess20160.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Eu sei que essa mensagem é automatica, mas sou eu que estou escrevendo ❤️. Te peço desde já que esbanje amor na hora de comentar, que seja para construir e não derrubar ❤️❤️

Respeite as outras pessoas, e se amem ❤️